November 18, 2008

Olá Grutas de Khodzué Cheringoma! (parte I)

DJMuala

De Domingos Muala

Domingo: 23 de Março de 2008

Um Passeio até às Grutas de Khodzué!

São dez horas e alguma coisa. Vasco Galante, todo preocupado pelo paradeiro de cada tripulante, intensifica as comunicações. Quer saber onde todos os que vão viajar estão. Também fiz parte do grupo das pessoas por Vasco convidadas para desfrutar das magnânimas belezas do Parque Nacional da Gorongosa, não fui excepção à preocupação dele. E porque tudo aqui no Parque da Gorongosa anda coordenado com todos os seus intervenientes, então agradecemos a todos que tornaram possível esta viagem às grutas de Khodzué (“Codzo Caves” no mapa mais abaixo).

Continue reading "Olá Grutas de Khodzué Cheringoma! (parte I)" »

Olá Grutas de Khodzué Cheringoma! (parte II)

DJMuala(continuação)

De Domingos Muala

Domingo: 23 de Março de 2008

Já viu umas minas de exploração?
As Grutas como tal carecem de um perito em descrição para impecavelmente poder trazer aquele misterioso acontecimento da natureza para imaginação dos que teimam em manter o hábito de ler neste século viciado. Autênticas minas (minha imaginação porque nunca vi uma mina de exploração) ora abertas por aqui, ora fechadas por ali.

Continue reading "Olá Grutas de Khodzué Cheringoma! (parte II)" »

November 17, 2008

Nhancuco já tem quatro salas novas (parte I)

DJMualaTexto e fotos de DJMuala

Quarta–feira, 23 de Julho de 2008


SÓ SENTE POR NHANCUCO QUEM REALMENTE A ENTENDE COMO A Carr Foundation DO PARQUE DA GORONGOSA (DJMuala)

Esforços do Projecto de Reabilitação do Parque Nacional da Gorongosa (PRPNG) marcam o fim de uma era e o princípio da outra na comunidade de Nhancuco.

A sorte para esta comunidade, desta vez, é de um estabelecimento de ensino convencional que o PRPNG intermediou ao trazer personalidades sensíveis do Millennium BIM em visita da comunidade e do seu forte potencial ecoturístico.

Continue reading "Nhancuco já tem quatro salas novas (parte I)" »

Nhancuco já tem quatro salas novas (parte II)

DJMuala(continuação)

Texto e fotos de DJMuala

Quarta–feira, 23 de Julho de 2008

Vasco não levou as chaves à Maputo!
Vasco afinal deixou as chaves no Chitengo. Contactou com Hendrik ao telefone e situou-o sobre o resto, as chaves do escritório do Departamento para a Comunicação.

Continue reading "Nhancuco já tem quatro salas novas (parte II)" »

Nhancuco já tem quatro salas novas (parte III)

DJMuala(continuação)

Texto e fotos de DJMuala

Quarta–feira, 23 de Julho de 2008

A Escola já pode ser visitada

Continue reading "Nhancuco já tem quatro salas novas (parte III)" »

O Artista aceitou regressar a casa...

DJMualaNo Acampamento de Chitengo

Pena de Quatro Meses Ergue Um Furtivo, revelando a Decadência de uma Tradição Musical.

de Domingos Muala

INTRODUÇÃO
No estilo de viver bastante materialista (que vem caracterizando as comunidades do interior de Sofala), orientado para a satisfação das necessidades básicas e diárias, muitas pessoas mais se preocupam com as actividades que lhes rendem bens materiais de uma forma imediata perdendo-se, deste feita, a exploração do seu potencial máximo em criatividades artísticas.

Continue reading "O Artista aceitou regressar a casa..." »

November 6, 2008

Na Gorongosa Há Tempo Para Tudo!

DJMualaÀs vezes é preciso dar pausa e olhar para trás

de Domingos Muala

Geralmente, para quem gosta de contemplar, quer o cíclo da natureza pura, quer o cíclo da criação humana por aqui na Gorongosa, não é raro concluir que existem momentos diversos. Há para isso momentos fortes e fracos como os dias e as noites, momentos de muito calor como nestes dias e os de muito frio como os meses de que sentimos saudades agora (pelo menos na Gorongosa é assim), as folhas rebentam novas efrescas nas árvores e depois caem cansadas de servir a própria mãe árvore, a humidade convida formigas por terrenos baixos num tempo e no outro só se vêm formigas quando anunciam mau tempo e chuvas! etc.

Continue reading "Na Gorongosa Há Tempo Para Tudo!" »

October 30, 2008

Snapshot From Gorongosa

Rebecca Peterson, 60 Minutes Producer, tells her personal account of visiting and reporting on Gorongosa National Park:

“As I packed for my trip to Africa, I took along my new digital camera - although I'd bought it more than a year before and I'm the first to admit that it was a bit more camera that I can easily manage…”  Read More>

(CBS) By 60 Minutes producer Rebecca Peterson.

October 2, 2008

A Majestic Excursion to Mount Gorongosa (Part 1)

DJMualaBy DJ Muala

Thursday, June 5, 2008

From Chitengo to the Murombodzi Falls
A two-hour tour of contradictions through mythical landscapes

Departure point: Chitengo

We had already reached 8:15 when, after giving chairs to everyone and to me too, Vasco Galante sat down opposite Greg Carr. The American philanthropist was seated towards the back, right next to our VIP for the day, the CBS journalist Rebecca Peterson (from the North American TV station). And of course I was opposite Rebecca. There was the Gorongosa National Park journalist, Carlitos Sunza, in the front, and the pilot Bertus was next to him. The term philanthropist here simply means a person who not only uses words to improve the general well-being, but who also takes action, day and night, giving everything they’ve got and making great personal effort for the well being of all.

Continue reading "A Majestic Excursion to Mount Gorongosa (Part 1)" »

Majestosa digressão à Serra da Gorongosa (parte I)

DJMualaPor DJ Muala

Quinta-Feira: 5 de Junho de 2008


De Chitengo às Cascatas do Murombodzi
Duas horas de uma viagem ambivalente pelas paisagens míticas

Local de partida: Chitengo

Já tínhamos começado com o segundo quarto das oito horas, quando Vasco Galante, depois de servir os assentos a todos e a mim também, sentou-se oposto ao Greg Carr. O filantropo americano sentara-se nas últimas cadeiras traseiras, lado a lado com a nossa VIP do dia, a jornalista da CBS (TV norte-americana), Rebecca Peterson. E eu claro estava oposto a Rebecca. À frente sentara-se o jornalista do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), Carlitos Sunza, ao lado do piloto Bertus. O termo filantropo aqui simplesmente caracteriza as pessoas que não só buscam o bem-estar de todos por palavras, mas que tudo fazem com acções no seu dia e noite, entregando tudo inclusive as suas próprias energias para o bem de todos.

Continue reading "Majestosa digressão à Serra da Gorongosa (parte I)" »