« The Ultimate LBJ | Main | Dung Beetles are "Full of It" »

Escaravelhos de Estrume estão “Cheios”

de Bart Wursten

Pachylomerus femuralis
Escaravelho de Estrume Achatado Gigante
 
Todos sabemos que algumas pessoas estão “cheias”. Na realidade, o próprio planeta anda “cheio” mas, como é costume, a evolução teceu um plano. É por isso que temos tantos escaravelhos de estrume – escaravelhos pequeninos em casulos pequenos e escaravelhos grandes em casulos muito grandes. Não é surpresa nenhuma que o escaravelho maior é responsável por cargas maiores.

O Pachylomerus femuralis, é quase tão grande quanto o seu nome científico, mais de 5cm, e é especialista na remoção de excrementos de elefante. Durante a época das chuvas, quando os elefantes se alimentam de enormes quantidade de erva fresca, podem ver-se dúzias de escaravelhos a ocuparem-se de um monte ainda fresco, a enrolar blocos do tamanho de uma bola de golfe e a pousá-los, “numa tacada” nas covas construídas ali perto pelas fêmeas. Ainda que na maior parte das vezes sejam vistos a caminhar cabisbaixos, a empurrar a bola de estrume com as suas patas de trás, os escaravelhos do estrume podem voar. Como acontece com todos os escaravelhos, as asas da frente foram sofrendo alterações, transformando-se em carapaças duras, chamadas elytra. Este tipo de carapaça oferece uma boa protecção ao corpo e às asas membranosas e, como veremos, esta evolução é muito útil.  
 
Um escaravelho de estrume pronto a levantar voo é algo digno de ser visto e deve ter inspirado os Georges Lucas deste mundo. O escaravelho apoia-se nas suas patas segmentadas, põe a dura elytra para cima, espalha as asas horizontalmente e depois… bem, o George Lucas teve de procurar inspiração noutro sítio porque depois de tudo isto, o escaravelho do estrume levanta voo sem sentido de direcção, equilíbrio ou navegação aparentes. Normalmente, com um pesado golpe, voa até ao primeiro objecto sólido que encontra, caindo por fim no chão – normalmente, aterra de costas e passa meia hora a tentar voltar a pousar-se nas suas quarto patas. Convenhamos, não é bem a maneira ideal de ganhar a Guerra das Estrelas. Se os escaravelhos de estrume pudessem falar, diriam provavelmente muitas vezes “oops!”.

 

About

This page contains a single entry from the blog posted on January 28, 2008 10:02 AM.

The previous post in this blog was The Ultimate LBJ.

The next post in this blog is Dung Beetles are "Full of It".

Many more can be found on the main index page or by looking through the archives.

Hosted by
www.gorongosa.net